XIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA)
VII Congresso Internacional de Atividades de Aventura (CIAA)

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Novo prazo para submissão de trabalhos: DEADLINE 07/04/24

Submissões encerradas


Sugestões de modelos de pôsters e apresentação de comunicação oral para os congressos

Download do modelo de pôster CBAA-CIAA 2024
Download do modelo de apresentação de comunicação oral CBAA-CIAA 2024

Os trabalhos devem ser eviados para o e-mail: trabalhos.cbaa.ciaa@gmail.com, contendo no título do e-mail e no nome arquivo: nome e último sobrenome do primeiro autor e o eixo indicado.

Template resumo simples

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Template trabalho completo

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Regras para submissão de trabalhos

Programa técnico dos eixos temáticos: Os eixos temáticos seguirão as mesmas linhas gerais dos eventos anteriores, e compreenderá os seguintes temas:

1.Aventura e Educação - Coordenado por Juliana Figueiredo (UDESC) e Ana Paula Guizarde (LEL).
Engloba estudos que têm como eixo central a educação formal e não formal em diferentes ambientes e perspectivas, com ênfase na aventura. Também inclui a memória da aventura em diferentes escalas temporais.

2.Aventura e Aspectos biopsicossociais - Coordenado por Cássia Cândido (IFRJ Campus Resende)
Alcança estudos voltados à compreensão das dimensões emocionais, biológicas e sociais relacionadas aos praticantes de aventura.

3.Aventura e Turismo - Coordenado por Felipe Triani (UERJ, UNIGAMA, UNESA, UNIGRANRIO)
Envolve estudos que discutem a aventura na interlocução com a atividade turística em diferentes segmentos.

4.Aventura, diversidades e inclusão - Coordenado por Rubian Andrade (UFJF campus Governador Valadares)
Inclui estudos dedicados às discussões sobre diversidades no contexto da Aventura e ao compartilhamento de práticas inclusivas.

5.Aventura, Natureza e Sustentabilidade - Coordenado por Fernando Pessoa (CEFET/RJ UnED Petrópolis)
Abarca estudos que emergem no campo das Ciências Naturais, notadamente abordagens que levem em consideração a geodiversidade e a biodiversidade, seja enquanto motivação para a realização de atividades de aventura, ou as especificidades impostas por estas.

6.Aventura na era digital e Inovação - Coordenado por Gabriela Souza (IFRJ - Campus Pinheiral)
Compreende estudos relacionados ao desenvolvimento de algo novo no âmbito da aventura ou na melhoria de produções já existentes, com ênfase no uso, compreensão ou criação de tecnologias.

7.Aventura, Gestão e Segurança - Coordenado por Giuliano Pimentel (UEM)
Atinge a gestão de segurança e gerenciamento de riscos, sendo extensa em todas as direções que envolvam as atividades de aventura no âmbito formal e não formal, além da observância dos princípios de mínimo impacto e logística urbana.

Processo de submissão e revisão:
NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
Para o XIII CBAA – Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e VII CIAA – Congresso Internacional de Atividades de Aventura – poderão ser submetidos trabalhos para as modalidades “Resumo simples” (300 a 500 palavras), para apresentação de pôsteres ou comunicação oral (a depender da avaliação da comissão científica e organizadora) e Trabalho Completo (de cinco (5) a dez (10) páginas), para apresentação em pôsteres e/ou Comunicação Oral. Os trabalhos podem ser decorrentes de Pesquisas Científicas e Relatos de Experiências inéditos/originais que, caso aprovados, serão apresentados durante os eventos. Os trabalhos de Pesquisa Científica referem-se a investigações acadêmicas concluídas ou em andamento, que atendam os preceitos éticos, teórico-conceituais, metodológicos e apresentem consistência analítica. Os Relatos de Experiência são trabalhos descritivos/reflexivos fundamentados, que envolvem a socialização de ações e atividades práticas profissionais e/ou institucionais. Pesquisas em andamento só serão aceitas na modalidade “Pôsteres” (Resumo simples). Serão premiados os trabalhos de ambas as modalidades (1º lugar) por meio de um certificado de premiação “Prêmio Destaque”. A escolha será realizada por uma comissão de pareceristas e os resultados serão apresentados no último dia do evento. O respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pelo evento, são condições para que os trabalhos sejam publicados nos anais do evento e, portanto, o arquivo deve seguir as seguintes instruções gerais:
1.O arquivo da submissão do trabalho deve ser em formato Microsoft Word (extensão .doc ou .docx);
2. O layout da página deve ser A4 (29,7 cm x 21 cm); margem superior e inferior com 3 cm; margem esquerda e direita com 2,5 cm;
3. As páginas não devem estar numeradas;
4. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples;
5. O título deve estar com letras MAIÚSCULAS e em NEGRITO;
6. O(A/OS/AS) autor(a/es/as) do trabalho deve(m) aparecer com SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, seguido do nome por extenso, um abaixo do outro, alinhados à direita;
7. Na sequência, deve vir a Instituição do(a/os/as) autor(a/es/as): Nome e sigla da Instituição, cidade, estado, país;
8. Logo abaixo, ainda alinhado à direita, deve vir o e-mail do(a/os/as) autor (a/es/as);
9. Alinhados à esquerda, devem vir o Eixo temático escolhido e a Modalidade.
10. Os trabalhos da modalidade “Comunicação Oral (Trabalho completo)” devem conter o Resumo com no máximo 150 palavras, seguido das Palavras-chave (três palavras-chave, separadas por ponto) e o texto deve conter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) páginas;
11. Os trabalhos da modalidade “Resumo Simples” devem conter um resumo de no mínimo 300 palavras e no máximo 500 palavras, Seguido das Palavras-chave (três palavras-chave, separadas por ponto) e o texto deve conter no máximo 2 laudas, já com as referências. Ambas as modalidades devem conter os itens (destacados em negrito): Introdução/Conceituação (descrição do contexto e/ou literatura acadêmica com o levantamento do problema de pesquisa), Objetivo, Método, Resultados e Discussão, Conclusões/Considerações finais, e as Referências (de acordo com a norma ABNT vigente), conforme o Template disponibilizado.

NORMAS PARA AS APRESENTAÇÕES:

1. Após selecionado e classificado pela Comissão Científica, o trabalho será apresentado por meio de uma Comunicação Oral ou sessão de pôsteres, de forma presencial, de acordo com os eixos temáticos;
2. As datas e horários serão comunicados por e-mail pela organização do evento, com a devida antecedência, e disponibilizados no site e na programação do evento;
3. Cada trabalho será apresentado em no máximo 10 (dez) minutos, por um dos autores do trabalho. Adicionalmente serão considerados 5 (cinco) minutos para perguntas e esclarecimentos sobre o trabalho apresentado;
4. Para as comunicações Orais, após (os/as) auto(a/res) receber(em) o aceite, a apresentação em Microsoft PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF deverá ser encaminhada à comissão organizadora até o dia 19 DE MAIO DE 2024, para o e-mail: cbaaciaa2024@gmail.com, juntamente com a indicação do nome do autor que fará a apresentação. Vale ressaltar que cada apresentador(a) será responsável em realizar o compartilhamento da apresentação no dia. A comissão organizadora só terá o arquivo salvo como garantia, caso ocorra algum problema técnico no dia e o(a) autor(a) não consiga compartilhar o mesmo no momento da apresentação;
5. Cada sala de Comunicação Oral terá um(a) coordenador(a), que terá a função de apresentar o(a/os/as) auto(a/res), controlar o tempo de apresentação e organizar a discussão dos trabalhos;
6. Solicita-se que os(as) apresentadores(as) compareçam na sala a ser oportunamente indicada, com pelo menos quinze (15) minutos de antecedência do início da sessão;
7. No conteúdo da apresentação devem estar especificados:
- Título do trabalho;
- Nome, vínculo institucional e e-mail do(a/os/as) autor(a/es) do trabalho;
- O material a ser exposto na Comunicação oral deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do trabalho.
8. Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts. Sugere-se também que a apresentação não ultrapasse 20 slides.
9. As apresentações em formato Pôster devem seguir os seguintes formatos (será disponibilizado posteriormente o template de pôster do evento):
10. O modelo de pôster será uma sugestão aos autores, no intuito de uniformizar as apresentações. Os autores podem optar por incluir logos adicionais de patrocinadores. O tamanho sugerido para o pôster é de 80 cm de largura por 120 cm de altura (devido ao tamanho do suporte). Sugere-se que, para uma impressão de boa qualidade, suas figuras devem ter uma resolução de pelo menos 300dpi.
11. Fontes a serem usadas neste modelo: O título do pôster deve estar em Calibri tamanho 54, negrito, centralizado. Os nomes dos autores devem estar em Calibri 36, negrito, centralizado, preto. A afiliação e os endereços de e-mail devem ser em Calibri 22, negrito, centralizado. Os títulos de seção devem ser em Calibri 40, negrito, centralizado.
12. Todos os textos normais devem estar em Calibri 36, normal, justificado, preto. Legendas de figuras e tabelas devem estar em Calibri 28, negrito, centralizado acima da figura ou da tabela. O texto dentro das figuras (legendas, números, etc.) e das tabelas deve ter tamanho similar às dimensões das legendas (Calibri, 28) de forma a poderem ser lidos a 1.5m de distância.
13. Os pôsteres deverão ser fixados antes do início da sessão e somente serão retirados após o término da sessão.
14. O espaço para fixação dos pôsteres será demarcado previamente de acordo com a programação do evento e distribuição dos trabalhos nas sessões. Serão disponibilizados porta banners para fixação dos pôsteres para apresentação, que devem possuir cordinhas para pendurar.

Comitê científico:
Composto por pesquisadores técnicos científicos nas áreas temáticas do evento. Estes irão avaliar os trabalhos submetidos e serão agraciados com certificados de avaliadores da comissão científica do CBAA/CIAA 2024.

Premiação dos melhores artigos:
Os melhores artigos do CBAA/CIAA 2024 receberão um certificado e serão indicados para possível publicação como capítulo de livro na Editora Clube de Recreadores, desde que atendam a temática e as adequações às normas da Editora. O processo de seleção e revisão de versões estendidas de artigos do CBAA/CIAA 2024 deverá seguir o fluxo natural do processo de formatação da editora. Os 8 melhores trabalhos completos com temática voltada à Aventura Escolar serão publicados na Revista Brasileira de Educação Física Escolar (REBESCOLAR), desde que após aprovados e avaliados pela banca examinadora do CBAA/CIAA 2024, passem para formatação própria do periódico.
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